Braindead (1992), Peter Jackson

Titulo: Braindead / Dead-Alive (EUA)

Realizador: Peter Jackson

Local/Ano: Nova Zelândia, 1992

IMDB/RottenTomatoes: 7.6 / 88%

O jovem adulto Lionel apaixona-se pela querida Paquita, contra a vontade da sua controladora mãe. Quando esta os persegue num encontro romântico ao zoo é mordida por um estranho macaco. Desde ai o seu dedicado filho ajuda-a durante o seu processo de zombificação.

Comentário: Quem conhece Peter Jackson só pelo O Senhor dos Anéis (talvez a maioria) pode ter a certeza que está das suas melhores obras. Bad Taste a primeira longa-metragem do realizador mostra como o terro sci-fi não é estranho ao realizador.

Era ainda criança a primeira vez que vi Braindead , numa tarde de terror com a minha irmã mais velha e os seus amigos. Voltei a revê-lo 10 anos mais tarde, construindo-o em memória como filme de culto. As cenas aliam vísceras e litros de sangue (este é o filme mais sangrento de sempre, só na última cena são utilizados mais 300 litros de sangue falso), dando um novo sentido ao estilo gore, com um humor non sense excepcional.

Esse humor, para mim concretiza-se na relativa ingenuidade com que os personagens parecem lidar com o fenómeno zombie, ou de decomposição do corpo humano que dai advém. Um dos exemplos é quando Lionel tenta colar com super cola partes da pele que começam a cair da cara da mãe dele. Não só o cenário é fantasioso mas a própria relação dos personagens é absurda, não existe uma surpresa ou medo perante  essa decadência expressa e repulsiva.

À medida que a história se desenrola, com um padre perito em artes marciais à mistura,  uma “comunidade de mortos-vivos” começa a ser tratada e guardada na cave por Lionel. O clímax do filme é um festim sangrento de mortos vivos desfeitos pela moto-serra de Lionel.

Garanto-te que está muito mais te espera, pois tudo neste filme o torna um must-see para os amantes do terror.

 

Fontes:

STEPHEN HOLDEN, Review/Film, February 12, 1993

Frequently Asked Questions, IMDB

 

 

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s